Carta explicativa da Comissão de Mídias Redentoristas reflete posicionamento da Rádio Tubá

Sunday, June 7, 2020

Recentemente fomos surpreendidos por matéria publicada em veículo de comunicação de circulação nacional afirmando o apoio dos veículos de comunicação católicos, rádios e TVs, ao governo do Presidente da República, em troca da concessão de verbas publicitárias e facilidade na obtenção ou renovação de outorgas. A matéria fala das TVs de inspiração católica e de rádios integrantes da Rede.

Outrossim, a matéria surpreendentemente afirma o contraponto das mídias católicas à ação e ao pensamento da Igreja no Brasil representada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Para surpresa generalizada, segundo a matéria, foi realizada uma reunião com videoconferência pública, com a presença de parlamentares e de representantes de algumas bases geradoras de emissoras de inspiração católica, sem a representação da Signis/Brasil, organismo que congrega todas as plataformas de comunicação da Igreja.

Vemos nessa atitude isolada uma falta de compromisso com o Evangelho e um atentado ao profetismo e unidade da Igreja compromissada com a defesa da vida e com o bem estar integral das pessoas nesta hora tão difícil vivida pelo Brasil. Esse apoio explícito compromete a imagem da Igreja e sua ação evangelizadora pautada no Evangelho, e não numa atitude partidária.

Enquanto Redentoristas, não concordamos com a atitude isolada tomada por alguns veículos e suas lideranças. Nós, Comissão de Mídias da União dos Redentoristas do Brasil (URB) manifestamos publicamente o nosso desconforto e discordância com tal atitude que não nos representa.

Comissão de Mídias Redentoristas – União dos Redentoristas do Brasil
Pe. Júlio Ferreira de Souza – Vice-Provincial de Fortaleza/CE
Pe. José Inácio Medeiros – Coordenador (São Paulo)
Ir. Diego Joaquim Pereira de Sousa – Secretário (Goiás)