A Catequese em 2020

Sunday, March 1, 2020 | Lino Brunel

Na tarde do dia 27 de fevereiro, na casa do bispo, foi feito o lançamento do novo itinerário para a vida cristã com crianças. A coordenadora Diocesana da Catequese, Maristela Querino Alves, assim se referiu sobre o momento: “Esta é uma tarde de ação de graças. Momento para apresentar à diocese o novo itinerário. Foram dois anos de construção. Construção coletiva e com a cara da diocese. Mas não se trata de trocar de livro. O que vai trocar é a forma de fazer catequese”.  Dom João Francisco agradeceu a todos que contribuíram na elaboração do novo catecismo e disse: “Estamos sentindo a alegria que se compara à alegria de uma família quando nasce uma criança. O catecismo, contém uma proposta de caminho que envolverá as famílias, as comunidades, os catequizandos para gerar vida cristã”. O diácono Judá explicou o significado do desenho da capa e dos desenhos que abrem cada tema do itinerário. O ambiente foi de alegria, de gratidão e de muitos belos depoimentos.

Como será a catequese neste ano?

Como já foi dito, a mudança começará com as crianças que estiverem iniciando a caminhada catequética. Para os demais, nada vai mudar. Em março, após as inscrições e celebrações de acolhida na primeira semana, terá continuidade a catequese no ritmo dos anos anteriores.

Para os que irão iniciar a caminhada catequética (crianças de 9 anos), o ritmo será outro:

- Dia 27 de fevereiro: Lançamento do Itinerário Catequético para a Vida Cristã com Crianças. Livros da Criança, dos Catequistas e das Famílias.
- Dia 1º de março: Encontro, em Imbituba, com todos os catequistas que trabalharão com o novo itinerário nas paróquias da Comarca de Laguna.
- Dia 17 de março: Encontro com os padres para conhecer o novo Itinerário e todo o processo chamado de Iniciação à Vida Cristã com Crianças.
- Dia 22 de março: Encontro, em Braço do Norte, com todos os catequistas que trabalharão com o novo itinerário nas paróquias da Comarca de Braço do Norte.
- Dia 19 de abril: Encontro, no Morrotes/TB, com todos os catequistas que trabalharão com o novo itinerário nas paróquias da Comarca de Tubarão.
- Dia 26 de abril: Encontro, em Treze de Maio, com todos os catequistas que trabalharão com o novo itinerário nas paróquias da Comarca de Jaguaruna
- Nos meses de  maio e junho, em todas as paróquias da diocese, encontros com os pais cujos filhos ingressarão no primeiro ano da catequese;
- Em julho, acolhida e início da catequese de iniciação à vida cristã com crianças.

Livro das Famílias. Contém conteúdos para quatro encontros que antecederão o início propriamente dito da catequese com as crianças, e as Celebrações que requererão a presença das famílias ao longo do processo catequético

Este é o livro dos catequizandos. Contém os tempos do Querigma, do Aprofundamento e da Iluminação, com os conteúdos próprios de cada fase, e os roteiros das celebrações

Livro dos Catequistas com conteúdo e informações complementares