CNBB lança clipe da Campanha da Fraternidade 2020

Thursday, December 5, 2019 | CNBB

Santa Dulce dos Pobres é a grande inspiração do videoclipe da Campanha da Fraternidade 2020, que tem como tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

A letra é de autoria do padre José Antônio de Oliveira, 67 anos, da paróquia São João Batista de Barão de Cocais da arquidiocese de Mariana (MG). A música é de Gilson Celerino, que também fez o arranjo para coro a quatro vozes e órgão.

O assessor do setor Música Litúrgica, que faz parte da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o jesuíta irmão Fernando Benedito Vieira, explica que este ano o hino tem um diferencial.

“Pensando também nas Igrejas onde existem corais e órgão, fizemos pela primeira vez uma versão para coro a quatro vozes e órgão”, ressalta.

As partituras das duas versões do hino da CF 2020 podem ser adquiridas no site da Edições CNBB.

Veja o videoclipe do Hino da Campanha da Fraternidade 2020:

Letra do Hino da CF 2020

Tema: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso
Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (cf. Lc 10,33-34)
Letra: Pe. José Antonio de Oliveira
Música: Gilson Celerino

1. Deus de amor e de ternura, contemplamos / este mundo tão bonito que nos deste. (Cf. Gn 1,2-15; 2,1-25) / Desse Dom, fonte da vida, recordamos: (Cf. SI 36,10) / Cuidadores, guardiões tu nos fizeste. (Cf. Gn 2,15)
Peregrinos, aprendemos nesta estrada / o que o “bom samaritano” ensinou: / Ao passar por uma vida ameaçada, / Ele a viu, compadeceu e cuidou. (Cf. Lc 10,33-34)
2. Toda vida é um presente e é sagrada, / seja humana, vegetal ou animal. (Cf. LS, esp. Cap. IV) / É pra sempre ser cuidada e respeitada, / desde o início até seu termo natural.
3. Tua glória é o homem vivo, Deus da Vida; (Cf. Santo Irineu) / ver felizes os teus filhos, tuas filhas; / é a justiça para todos, sem medida; (Cf. Am 5,24) / É formarmos, no amor, bela Família.
4. Mata a vida o vírus torpe da ganância, / da violência, da mentira e da ambição. / Mas também o preconceito, a intolerância. / O caminho é a justiça e conversão. (Cf. 2Tm 2,22-26)

Fonte link: Divulgação/CNBB