Diácono Judá Gabriel Ordenado Padre

Sunday, October 18, 2020

A Diocese de Tubarão rende graças a Deus pela ordenação de mais um padre. Judá Gabriel da Silva Freitas, filho de Dona Maria Terezinha da Silva Freitas e do Sr. João Freitas foi ordenado presbítero, na tarde do dia 17 de outubro, em Oficinas, Tubarão, mesmo em meio às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Antes de conferir a ordenação presbiteral ao jovem Judá, o bispo Dom João Francisco Salm lembrou seu lema sacerdotal “Uma só coisa te é necessária” (Lc 10,42). Palavras que foram ditas por Jesus à Marta que não havia compreendido a grandeza da opção feita por sua irmã Maria em deter-se para ouvir o Mestre. Então lhe disse dom João Francisco: “Caro Diácono Judá, ‘uma só coisa te é necessária’: escutar o que o Senhor diz. Escutar o Mestre Jesus cria relação de proximidade com ele. É assim que te descobrirás enviado ao encontro dos irmãos e irmãs, a serviço de todos, especialmente dos mais marginalizados. E pediu: “Como presbítero, ensines, em nome de Cristo, e santifiques os fiéis”.

Para que a ordenação do Judá pudesse ser realizada, a paróquia de Oficinas observou todas as normas de segurança. Somente duzentas pessoas puderam participar da celebração no interno da igreja matriz. A outras, foi possibilitado o acompanhamento da celebração no Salão de Festas. No final a celebração, como lembrança e para reforçar a necessidade de todos continuarem observando as medidas protetivas contra o novo coronavírus, a paróquia ofereceu aos participantes um recipiente personalizado contendo álcool em gel 70%.

No final da celebração, fazendo uso da palavra, o néo sacerdote agradeceu a Deus porque, afirmou, “em sua misericórdia, apesar de minhas limitações e fraquezas, está confiando a mim tão grande missão: ser padre neste tempo de tão profundos desafios”. Padre Judá destacou também, em seu agradecimento, todas as pessoas, a começar pela família que, em seu processo formativo, foram para ele, sinal e expressão do amor de Deus. Finalizo um, rezando com os seminaristas a Oração Vocacional.

Pe. Judá Gabriel da Silva Freitas celebrou sua Primeira Missa, dia 18 de outubro, dia de seu aniversário natalício, às 09h30, na Igreja Matriz São José Operário, em Oficinas, mesmo local de sua ordenação presbiteral.