Diocese terá novo Plano de Pastoral

Wednesday, March 4, 2020

Reuniu-se, dia 28 de fevereiro, na casa do bispo, a Equipe que estará à frente da elaboração do Novo Plano Diocesano de Pastoral, no decorrer deste ano. A reunião serviu para planejar o processo de sua elaboração.

“Evangelizar implica dupla fidelidade: ao Evangelho e à realidade. Se os ignoramos não evangelizamos". Portanto, o Plano de Pastoral, a ser construído, terá presente a diocese de Tubarão em sua configuração (localização, população, comarcas, paróquias, comunidades, pastorais...) e sua realidade sócio eclesial. Levará em conta, a partir de um atento olhar, os indicativos recolhidos no processo de avaliação do Plano de Pastoral atual, os advindos do clamor ouvido pelas SMPs, e os resultantes da cultura urbana com sua forte influência no tempo atual. Destacará a importância da sinodalidade e da comunhão e conterá uma reflexão sobre a resposta evangelizadora a ser dada à realidade diocesana, à luz da Palavra de Deus, das novas DGAE nacional e regional, dos pronunciamentos do Papa Francisco e de outros documentos da Igreja. Por fim, levando em conta a realidade e sua iluminação, o Plano de Pastoral terá indicativos de ações evangelizadoras que, fiéis ao Evangelho e à prática de Jesus Cristo, respondam aos tempos atuais e à realidade diocesana.