Dom João Francisco Salm Nomeado Bispo de Novo Hamburgo, RS

Tuesday, January 18, 2022

Na manhã desta 4ª Feira, 19 de janeiro de 2022, a Santa Sé comunicou a nomeação de Dom João Francisco Salm para bispo da Diocese de Novo Hamburgo, RS. Dom João foi o escolhido do Papa para substituir Dom Zeno Hastentenfel, que havia solicitado renúncia, conforme prevê o cânon 401 do Código de Direito Canônico, ao completar 75 anos de vida, em junho passado.

Dom João Francisco Salm foi nomeado bispo de Tubarão no dia 26 de setembro de 2012. Foi ordenado bispo, no dia 24 de novembro de 2012, na Catedral de Tubarão, assumindo o lema “Ide para a vinha”. Na mesma celebração, foi lhe dada a Posse Canônica e Dom João Francisco Salm assumiu o pastoreio como 6º Bispo nesta Igreja Particular. Enquanto Bispo de Tubarão, Dom João Francisco acumulou a função de Administrador Apostólico da Diocese de Blumenau, no ano de 2015. Foi presidente da CNBB Sul 4, no período de 2015 a 2019, e teve sempre grande presença na CNBB Nacional. Atualmente é o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e membro do Conselho Permanente e do Conselho Episcopal Pastoral.

Os bispos que o antecederam, em Tubarão, foram: Dom Anselmo Pietrulla (de 15 de Agosto de 1955 a 03 de outubro de 1981); Dom Osório Bebber (de 04 de outubro de 1981 a 07 de março de 1992); Dom Hilário Moser (de 15 de Agosto de 1993 a 21 de agosto de 2004); Dom Jacinto Bergmann (De 22 de Agosto de 2004 a 1º de julho de 2009); Dom Wilson Tadeu Jönck (e 12 de julho de 2010 a 15 de novembro de 2011). Em tempo de Sé Vacante, a diocese teve como Administradores Diocesanos: Pe. Valdemar Carminati (de 10 de março de 1992 a 14 de agosto de 1993); Pe. Nilo Buss (de 02 de julho de 2009 a 11 de julho de 2010); Pe. Sérgio Jeremias de Souza (de 12 de novembro de 2011 a 23 de novembro de 2012).

Dom João Francisco Salm assumiu a Diocese num tempo difícil que exigia corajosa ação, muito especialmente junto ao clero diocesano. Era também tempo de implantação do Novo Plano de Pastoral que havia recém sido aprovado e vislumbrava um grande caminho a ser feito.

A Diocese de Tubarão, o povo em geral, lideranças leigos e leigas, religiosas e padres tiveram em Dom João Francisco não apenas a presença de um pastor, mas de um pai e amigo que soube ouvir, dialogar, silenciar e conduzir a Igreja com sabedoria e paciência. A Dom João Francisco, a Diocese de Tubarão é imensamente grata pelos nove anos de um fecundo trabalho aqui realizado.

Desde sua nomeação para Bispo de Novo Hamburgo, RS, até a posse canônica naquela diocese, dom João continuará governando a diocese de Tubarão na condição de Administrador Diocesano. A tomada de posse na nova diocese será no dia 27 de março, quando então Tubarão receberá um Administrador Apostólico ou elegerá um novo Administrador Diocesano, que assumirá a diocese até a nomeação e posse de seu 7º Bispo. Até lá, continuaremos em oração a Deus pedindo um novo e bom pastor, e a Nossa Senhora da Piedade, nossa padroeira, pedindo que nos inspire a sermos, em tudo o que fizermos, uma Igreja Mãe que “gera filhos e filhas para Deus, acalenta, alimenta, instrui, corrige, conduz... e dedica cuidado especial aos filhos e filhas que mais precisam”.

A Nova Diocese de Dom João

A nova diocese confiada pelo Papa Francisco a Dom João Francisco Salm, é Novo Hamburgo, RS.

A diocese foi criada em 2 de fevereiro de 1980, pelo Papa João Paulo II, sendo desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre. Tem como padroeiro São Luiz Gonzaga.

Desde março de 2007 seu bispo foi Dom Zeno Hastentenfel, natural de Montenegro, RS, que, ao completar 75 anos de vida, dia 14 de junho de 2021, apresentou ao Papa seu pedido de renúncia.

O território da diocese de Novo Hamburgo é formado por 23 municípios e tem uma população de 1.111.266 habitantes (estimativa de 2020), dos quais 66,4% são católicos, ou seja, 732.773 habitantes.

A diocese está organizada em 49 paróquias. Tem, ainda, quatro Seminários e uma Escola Diaconal e dois Santuários. O clero é constituído por 99 padres e 48 diáconos.