História de Albertina Berkenbrock vai virar filme

Tuesday, November 12, 2019 | Prefeitura de Imarui

A Beata Albertina Berkenbrock terá um filme, baseado no livro "Albertina Berkenbrock, do Nascimento a Beatificação", de Albi da Silveira. O longa mentragem será produzido pela Companhia Boanova de Cinema Regional.

Para o filme, a Companhia Boanova de Cinema, em parceria com o município de Imaruí, trará um Curso de Cinema Popular.

Curso de Cinema Popular:

Imaruí recebe agora, em novembro, a Companhia Boanova de Cinema Regional que realizará dois cursos populares de produção de longa-metragem, um para crianças e adolescentes (infanto/juvenil) no contraturno escolar, e outro para adultos no período noturno. Ambos terão duração de aproximadamente dois meses.

As aulas ocorrerão no Auditório Rosana Lopes Mendes, na Escola de Ensino Fundamental Municipal Prefeito Portinho Bittencourt. Elas serão divididas entre aulas presenciais e virtuais, por meio da plataforma EAD da produtora de cinema de Florianópolis. A metodologia aplicada será a das "aulas invertidas" onde os alunos terão acesso ao conteúdo programático na plataforma virtual e, presencialmente, complementarão os estudos virtuais de forma prática com coordenação pedagógica do núcleo de cineastas.

Conheça as disciplinas do Curso:

Adaptação para roteiro Cinematográfico; Som no Cinema, Cinematografia, Arte & Casting e Produção no Cinema.

As aulas iniciam em 11 de novembro de 2019 e serão divididas em dois módulos: módulo de preparação, de 11 a 25 de novembro, e módulo de execução (preparação de elenco e filmagens), de 26 de novembro a 4 de janeiro de 2020.

A principal técnica utilizada para a preparação dos atores do Município será a "Técnica de Meisner", popularmente chamada de técnica da repetição. Esta técnica é pouco conhecida no Brasil, mas muito utilizada em Hollywood e será aplicada em atores amadores do município.

Os cursos são gratuitos e não possuem limite de vagas. Todas as disciplinas são baseadas na adaptação cinematográfica do livro “Albertina Berkenbrock - A um passo da santificação”, do artista local, Albi Israel da Silveira, para formato de longa-metragem.

O livro foi indicado pelos Pe. Sérgio Jeremias de Souza e Pe. Auricélio Costa que irão supervisionar o desenvolvimento da adaptação do roteiro cinematográfico. Trata-se do livro presente nos processos de Canonização da Beata Albertina Berkenbrock no Vaticano.

Albi Israel da Silveira -  autor do livro -  já autorizou a adaptação para o formato de filme de longa-metragem.

A equipe da companhia de cinema conta com um núcleo de cinco cineastas, quatro brasileiros e um boliviano, que irão dividir as tarefas da produção com os moradores de Imaruí. Segundo o Diretor Luiz Fernando F. Machado, não se trata de fazer um filme "em" Imaruí, mas sim fazer um filme "de" Imaruí.

Os cineastas, que estão trabalhando no município de forma voluntária, contam uma integração popular nos cursos. Esta integração será fundamental para o sucesso do curso popular de cinema e consequentemente para o sucesso do filme. As aulas serão uma vivência de "Ócio Criativo" onde os alunos irão aprender, se divertir e trabalhar de forma simultânea e qualquer pessoa da cidade, independente de idade, raça, classe social ou gênero, será recebida de braços abertos e irá ajudar a construir a obra de forma coletiva.

Capacitação popular

A proposta da Companhia Boanova, em parceria com a Prefeitura Municipal de Imaruí, Paróquias da região, escolas públicas e núcleos populares (Coral, Banda, Artistas, Professores locais, sociedade em geral), é de realizar um filme fruto da capacitação popular, utilizando-se da força produtiva e criativa do povo Imaruiense em função de uma meta comum: um filme da Beata Albertina Berkenbrock, empregando processos metodológicos da Estética da Sopa de Pedra.

O filme já possui data para estreia: ocorrerá na ocasião da entrega dos certificados do curso para os moradores de Imaruí integrados no curso (infanto/juvenil e adulto). Será em março, na praça municipal, durante a Festa do Senhor Bom Jesus do Passos.

A iniciativa é uma interessante oportunidade para o Município, pois traz para todos a possibilidade de uma imersão no mundo do cinema, empregando um tema local de alta relevância e valorizando a autoestima do povo, fortalecendo a identidade cultural local, além de criar um produto turístico religioso que tende a levar o nome do município de Imaruí e da Beata Albertina Berkenbrock para o mundo.

Matrículas

As matrículas para os dois cursos (infanto/juvenil e adulto) são gratuitas estarão abertas a partir de 10 de novembro de 2019, após as 15h, por meio de formulário online que serão disponibilizados. Os processos de inscrição acontecem de forma simples, basta gerar um login e senha e concordar com os termos da Companhia Boanova de Cinema Regional.

Fonte link: Divulgação/Prefeitura de Imaruí