• Orientações para católicos nas Eleições 2020

Orientações para católicos nas Eleições 2020

Friday, November 13, 2020

A Igreja Católica tem um partido político? Cristãos devem participar de processos eleitorais? O que o Papa Francisco fala sobre política? – Provavelmente você já deve ter ouvido algum desses questionamentos. Para colaborar com os cristãos católicos no discernimento e escolha dos candidatos que concorrem às Eleições Municipais 2020, os bispos de Santa Catarina, desenvolveram um documento com orientações que refletem sobre política e Igreja, o papel do eleitor consciente e o combate às notícias falsas.

O texto foi produzido pelo Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as dez dioceses do estado de Santa Catarina – Dioceses de Joinville, Lages, Chapecó, Tubarão, Rio do Sul, Caçador, Joaçaba, Criciúma e Blumenau e Arquidiocese de Florianópolis.

De acordo com o bispo de Joinville e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, dom Francisco Carlos Bach, este material tem o intuito de contribuir para o exercício da cidadania. “Nas eleições estaremos exercendo o direito e o dever de votar. É um momento marcante para juntos construirmos um país melhor”, declarou o bispo.

Dom Francisco Carlos disse ainda que “o direito de voto, exercido com cidadania, é a força transformadora da sociedade. As orientações apresentadas pelo Regional Sul 4 têm como objetivo contribuir para a reflexão deste importante momento da vida brasileira”.

As “Orientações para os Cristãos Católicos nas Eleições Municipais 2020” foram construídas em uma linguagem popular e serão disponibilizadas no formato digital no portal e redes sociais do Regional Sul 4 e das dez dioceses catarinenses. Atualmente, de acordo com dados do IBGE em 2018, o Estado de Santa Catarina possui mais de 4,5 milhões de católicos. São 386 paróquias e 5.647 comunidades eclesiais espalhadas por todo o estado.

 

Meu Voto Importa

A partir das Orientações, a Igreja em Santa Catarina lançou uma série de vídeos que irão aprofundar os temas trabalhados no texto. Serão quatro vídeos em formato de animação, com personagens que representam a realidade da vida eclesial. A série também estará disponível nas redes sociais do Regional Sul 4 e das Dioceses de Santa Catarina.

 

 
 
 
 

As Orientações

Leia as “Orientações para os Cristãos Católicos nas Eleições Municipais 2020” ou baixe clicando aqui.

Mais Sugestões
PROGRAMAÇÃO
Batismo
Batismo
Alegria do Evangelho
Transmissões
Santas Missões Populares

- Paróquia Imbituba -
Imaculada Conceição, 111 | Centro
88.780-000 | Imbituba | SC
paroquiaimbituba@hotmail.com
(48) 3255-0250

© 2019 Copyright Paróquia Imbituba - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Paróquia Imbituba
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br