Pe. Evaristo Debiasi concluiu sua missão na terra

Saturday, July 11, 2020

Noticiamos com dor, que nesta tarde, dia 11 de julho de 2020, faleceu em Florianópolis, o Pe. Evaristo Debiasi. Ao mesmo tempo louvamos e bendizemos a Deus com profunda gratidão pelo dom que ele foi para todos nós. Cumpriu sua missão. Venceu!

Pe. Evaristo passou entre nós “fazendo o bem”. Deixou marcas profundas na vida de jovens, seminaristas, padres, religiosos e religiosas, famílias e comunidades. Foi vibrante, alegre, entusiasmado, ardoroso, acolhedor, autêntico. Foi uma LUZ que continuará a brilhar.

Haverá velório junto ao cemitério de Itacorubi - Florianópolis - a partir das oito horas da manhã, neste domingo, dia 12 de julho. Só poderão permanecer na sala, seis pessoas ao mesmo tempo. Às 11h, será o sepultamento.

Padre Evaristo de Biasi
Diocese de Tubarão

Nascimento

Nasceu no dia 19 de agosto de 1939, na Comunidade de Barracão, Orleans - SC. Filho de Sílvio e Dorvalina Mazon Debiasi.

Ordenação Diaconal

Foi ordenado diácono em maio de 1967, na Catedral de Tubarão, por Dom Anselmo Pietrula.

Ordenação  Presbiteral

Foi ordenado presbítero no dia 23 de julho de 1967, na Igreja Matriz Santa Otília, em Orleans - SC. Dom Anselmo Pietrula foi o bispo ordenante. Seu Lema presbiteral: “Que as alegrias e as esperanças, as tristezas e os sofrimentos dos homens de nosso tempo, particularmente dos mais pobres, sejam as alegrias e as esperanças, as tristezas e os sofrimentos dos discípulos de Cristo” (GS).

Estudos Realizados

- Cursou as primeiras séries do Ensino Fundamental em Barracão, Orleans - SC; e as demais séries no Seminário de São Ludgero e em Azambuja – Brusque - SC;
- No Seminário de Brusque também cursou o Ensino Médio;
- Cursou Filosofia nos anos de 1961 a 1963, em Viamão - RS;
- Cursou Pedagogia nos anos de 1962 a 1964, em Viamão - RS;
- Fez Graduação em Teologia, nos anos 1964 a 1967, em Viamão - RS;
- Formou-se em Psicologia (Especialização-Orientação Vocacional), em Viamão - RS;
- Fez Mestrado em Teologia Dogmática, nos anos de 1973 a 1975, na Universidade Gregoriana, em Roma.

Ofícios

- Foi Reitor do Seminário Maior “Paulinum”, de Curitiba - PR;
- Reitor no Instituto Teológico de Santa Catarina - ITESC – Florianópolis -SC;
- Reitor no Seminário Maior Teológico de Tubarão - SETT – Florianópolis - SC;
- Professor de Teologia no Instituto Teológico “Studium”, em Curitiba e nas Universidades Federal e Católica, em Curitiba - PR;
- Professor na Universidade Federal, em Florianópolis - SC;
- Supervisor e Presidente do Centro de Interação e Integração humana, de Santa Catarina, e Presidente do Movimento “Porta Aberta”, em Florianópolis - SC;
- Foli Assistente Nacional da AIS (Ajuda à Igreja que Sofre);
- Orientador Espiritual dos seminaristas maiores de Tubarão, em Florianópolis;
- Apresentador de programas de TV: na Rede Vida, na Canção Nova, TV Século XXI e na TV Amazon Satt;
- Apresentador de programas em rádios;
- Escreveu para as Revistas “Brasil Cristão”, “Encontros Teológicos” e outras revistas, e para o Jornal Diocese em Foco;
- Era palestrante e pregador de Retiros.