São Tomáz

São Tomáz

Fundação:
21 de abril de 2001

Festa Litúrgica:
28 de janeiro

Endereço:
Capela São Tomáz
88780-000 - IMBITUBA - SC

Horário das Missas:
Missas: Conferir a agenda mensal
Adoração ao Santíssimo: Quinta-feira - 19h

Horário da Catequese:
Eucaristia: Segunda-feira - 19h - Michelle Ferreira
Intermediária: Sábado - 19h - Eliene
Crisma: Sábado - 18h - Ederson Scotti

 

Dados Históricos

Em meados da década de 90, surgia entre os bairros Guaiúba e Campo da Aviação um pequeno vilarejo, onde começaram a construir-se casas; e, com o passar do tempo, iniciava-se uma nova comunidade. Com o aglomerado de casas e o número de habitantes aumentando, as pessoas sentiram a necessidade de formar um bairro, pois o deslocamento para Guaiúba exigia atravessar a BR101 e o Campo de Aviação ficava muito longe.

Os moradores locais reuniram-se na casa de João Batista Damásio (Tita) e constituíram uma equipe de lideranças para dar início às atividades de formação do novo bairro. A comissão formada fez uma pesquisa com o povo para escolher um nome para o tão esperado bairro. Foram surgindo idéias e a maioria dos moradores optou por homenagear um dos moradores mais velho, o seu Antônio Tomás, que já vivia há muito tempo nas imediações daqueles dois bairros. Assim, ficou decidido por unanimidade que o novo bairro seria chamado São Tomáz.

Nessa época, a comunidade reunia-se para orações em uma pequena casa. Em pouco tempo, foi aumentando o número de fiéis e aí surgiu a necessidade de aumento do espaço para conforto das pessoas e até mesmo de se formar uma igreja, já que o Padre Paulo, pároco na época, era um grande incentivador dessa idéia. Foi formada uma comissão para escolha do nome de nosso padroeiro. Como o nome colocado no bairro foi São Tomáz, ficou assim decidido pela maioria que o nome mais viável era Santo Tomás de Aquino. Assim, em 21 de Abril de 2001, foi celebrada a 1ª missa em um galpão feito pelos moradores num terreno doado pelo Sr. João Bento Damásio.

O Conselho Comunitário sempre foi tradição entre nós. Antes mesmo de formada a comunidade, já existia um conselho comunitário, que funcionou até o ano 2000 e depois foi extinto devido à desistência das pessoas que formavam esse grupo. Logo em seguida, tivemos uma reunião na casa do Sr. Luiz Gonzaga Francisco (Zaga), com a presença do Padre Rogério Ramos, para escolher um Caep para coordenar os trabalhos na pequena vila. E, assim, foi formada a equipe: coordenador Célio e Luciana, 1° tesoureira Marli Machado, 2° tesoureiro Luiz Gonzaga Francisco (Zaga), 1ª secretária Realdina, ministras da comunhão Angélica, Marilda e Marisa, coordenadora da catequese Arlete.

Com a equipe formada começamos mais uma etapa em nossa comunidade. No ano de 2002, surgiram o grupo de jovens, o grupo infanto juvenil e o grupo de famílias. Em agosto de 2002, aconteceu a 1ª missa com a 1ª comunhão. Em novembro de 2002, foram batizadas as primeiras cinco crianças. Aconteceu, também, nesse momento marcante para a nossa comunidade, um casamento abençoado pelas mãos do Diácono Virgílio. Outro momento que marcou foi no dia 24 de Agosto de 2002, com a chegada tão esperada da imagem de Santo Tomás de Aquino presenteada por dona Vitorina e dona Jacira. Nesse dia, a missa foi celebrada pelo Padre Rogério Ramos.

De 2002 a 2004, a comunidade se esforçou muito para fazer uma igreja nova, pois, até aquele momento, a nossa capela era um galpão montado. Em 2004, inauguramos a nova Igreja de São Tomáz, construída pelos nossos moradores com muita dedicação e com a ajuda de muitas pessoas amigas. Daí em diante sempre contamos com a ajuda de muitos colaboradores para ter o que temos hoje. O nosso sonho maior continua ser construir uma nova Igreja.

Hoje, animados pelas Missões Capuchinhas de 2008 e por todos os trabalhos de evangelização e celebrações, estamos construindo uma comunidade unida, fiel e feliz. Já estamos planejando o Novo Templo; mais e mais aconchegante. Peçamos a Deus pela intercessão de São Tomáz que nos ajudem nesta caminhada.

Logotipo Paróquia Imbituba

- Paróquia Imbituba -
Imaculada Conceição, 111 | Centro
88.780-000 | Imbituba | SC
paroquiaimbituba@hotmail.com
(48) 3255-0250

© 2019 Copyright Paróquia Imbituba - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Paróquia Imbituba
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br