• Dom Gilson Meurer é ordenado bispo e toma posse canônica da Diocese de Lages

Dom Gilson Meurer é ordenado bispo e toma posse canônica da Diocese de Lages

Saturday, December 27, 2025 | ASCOM - Diocese de Tubarão

A Diocese de Lages viveu um momento histórico com a Ordenação Episcopal e a posse canônica de seu novo bispo, Dom Gilson Meurer. A solene celebração, realizada na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, reuniu bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e fiéis, marcando o início de um novo tempo pastoral para a Igreja particular lageana.

A Santa Missa foi presidida por Dom Wilson Tadeu Jöenck, arcebispo de Florianópolis, que foi o ordenante principal. Foram co-ordenantes Dom Murilo Krüger, arcebispo emérito de Salvador (BA), e Dom Odelir Magri, arcebispo de Chapecó e metropolita da província eclesiástica à qual pertence a Diocese de Lages.

Na homilia, Dom Wilson destacou que “a Diocese é uma palavra viva”, recordando que a Igreja particular é um organismo espiritual no qual o bispo exerce, em comunhão com o presbitério e o povo de Deus, o ministério de pastor, mestre e santificador. Com grande riqueza catequética, explicou os gestos próprios do rito de Ordenação Episcopal, que traduzem visivelmente o conteúdo espiritual do ministério confiado ao novo bispo.

Ao chegar à Catedral, Dom Gilson beijou a cruz colocada à porta, gesto que, segundo Dom Wilson, expressa a disposição do bispo em assumir as cruzes, as dores e os desafios do povo que lhe foi confiado. Em seguida, dirigiu-se ao sacrário, entregando ali a sua missão ao Senhor, reconhecendo que é de Cristo que o bispo recebe o mandato e a autoridade para apascentar o rebanho.

Outro momento significativo foi a imposição do Livro dos Evangelhos aberto sobre a cabeça do eleito, indicando que o bispo é ordenado “sob a sombra do Evangelho”. Este rito manifesta que todo o ministério episcopal nasce da Palavra de Deus e deve ser por ela continuamente iluminado, orientado e julgado.

Dom Wilson também explicou o significado das insígnias episcopais. O anel representa a fidelidade do bispo à Igreja, sua Esposa, e o compromisso irrevogável com o povo que lhe é confiado. A mitra recorda o chamado à santidade, pois o bispo é, antes de tudo, um homem configurado a Cristo, chamado a viver a plenitude da vida evangélica.

A celebração contou com a presença de numerosos bispos de Santa Catarina e de outros estados do Brasil. Entre eles, Dom Adilson Pedro Busin, CS, bispo de Tubarão, e Dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo (RS), que anteriormente também exerceu o ministério episcopal na Diocese de Tubarão.

A Diocese de Tubarão, unida em comunhão fraterna, manifesta sua alegria e suas orações por Dom Gilson Meurer neste início de ministério episcopal. Que o Senhor, que o chamou e o consagrou para o serviço do seu povo, o fortaleça com os dons do Espírito Santo, concedendo-lhe sabedoria, mansidão pastoral e firmeza na fé.

Que, sob a proteção de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da Diocese de Lages, Dom Gilson seja um pastor segundo o coração de Cristo, conduzindo o Povo de Deus no caminho da comunhão, da missão e da esperança.

Mais Sugestões
Batismo
Batismo
Alegria do Evangelho
Transmissões
Santas Missões Populares

- Paróquia Imbituba -
Imaculada Conceição, 111 | Centro
88.780-000 | Imbituba | SC
paroquiaimbituba@hotmail.com
(48) 3255-0250

© 2019 Copyright Paróquia Imbituba - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Paróquia Imbituba
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br