Barra da Ibiraquera

1º final de semana de junho

Capela Barra da Ibiraquera

Terço dos Homens: Terça-feira - 19h

A primeira missa realizada na comunidade aconteceu a mais ou menos 17 anos atrás. Uma senhora boliviana chamada Regina construiu uma casa e queria inaugurá-la com uma missa. E assim aconteceu. Pe. Círio Vandressen presidiu a Santa Missa; depois, surgiu a vontade de se ter uma missa por mês na comunidade. Então foi falado com o prefeito para que pudéssemos usar a escola para a realização das missas. Então nos dias de missa a professora acabava a aula mais cedo pra que tudo pudesse ser arrumado. Dessa forma, ficamos mais ou menos 2 anos. Com a eleição do prefeito Osni Souza filho, aconteceu à nucleação das escolas e os alunos da nossa comunidade foram para o Arroio. A escola foi desativada. Então alguns moradores foram conversar com o prefeito para que a comunidade pudesse usar as dependências da escola para as missas. Por isso, houve a doação da antiga escola em regime de comodato para a comunidade.

Em meados de 2003 recebemos como doação da Senhora Maria Pamato do Rio Grande do Sul uma imagem do Menino Jesus de Praga, até esse dia só tínhamos a imagem de Santa Paulina. A partir deste dia a comunidade aceitou-o de coração e agora como Padroeiro.

No ano de 2005 já com o Pe. Eduardo, foi formado o CAEP da comunidade e fez-se a 1ª festa em honra ao Menino Jesus de Praga no período de 15 a 18 de dezembro. As novenas foram feitas nas casas e a missa festiva na escolinha.

No ano de 2006 realizamos nossa 2ª festa de 14 a16 de dezembro; nessa festa foi contada a história do padroeiro pelo Sr. Almir Martins, então descobrimos que a festa é celebrada oficialmente na Igreja sempre no 1º final de semana de junho. Então, desde do ano de 2007 nossa festa acontece nesse período.

No ano de 2008 nossa comunidade recebeu os Freis Capuchinhos para as Santas Missões; todos os encontros, celebrações e missas foram realizadas no restaurante Tartaruga. Após as missões a comunidade começou a ter celebrações semanais. As celebrações eram todos os domingos e tínhamos uma missa por mês. Atualmente temos duas missas por mês, e celebração da Palavra nos demais finais de semana.

“Somos uma comunidade pequena, mas perseverante na fé.”