Vila Nova Alvorada

Cristo Rei

Abril de 1980

Último domingo do ano litúrgico

Capela Cristo Rei

Missas: Domingo - 18h (18h30 durante o horário de verão)
Terço dos Homens: Quarta-feira - 20h

Iniciação: Sábado - 14h - Gabriela Borges e Keyla
Eucaristia: Sábado - 09h - Claudete Ballmann e Sábado - 14h - Rosimere e Arina
Intermediária: Sexta-feira - 18h - Andréia e Sábado - 16h - Valcíria
Perseverança: Sábado - 15h - Joice e Julia
Crisma: Quarta-feira - 18h - Marciana

Na década de 70, devido à construção da ICC - Indústria Carboquímica Catarinense, vários moradores daquela localidade (Bairro da Praia e Cancha) precisaram ser removidos para um loteamento novo, que recebeu o nome de Vila Nova Alvorada, sendo logo no início apelidado de Divinéia. As família católicas que lá se instalaram continuaram participando das celebrações litúrgicas ou na Capela da Praia (Nossa Senhora Aparecida) ou na igreja Matriz. Com o crescimento populacional do novo bairro, surgiu a necessidade de se formar também uma comunidade católica. Foi então que entrou em ação o casal Evaristo e Alcides de Souza, que juntamente com o então pároco Pe. Sidney Vitali, começaram a organização da comunidade. Inicialmente serviram como espaço celebrativo a Escola Álvaro Catão e o Centro Comunitário. As missas eram presididas pelo pároco e as celebrações da palavra (cultos) ora pela Sra. Alcides, ora por seminaristas que passavam pela paróquia. Foi se formando a primeira CAEP, coordenada pelo Sr. Evaristo, assessorado por alguns companheiros, moradores da Divinéia e da Ribanceira de cima. O padroeiro Cristo Rei foi sugerido pelo casal Firmo e Conceição Pereira, e aceito por todos. Com a liberação de uma área no topo da colina, pela prefeitura municipal, foi dado início à construção do primeiro salão paroquial, que serviria também de espaço celebrativo até que a igreja, que já estava em construção, ficasse pronta. Em novembro de 1981 um grande acontecimento movimentou toda a paróquia e deu uma forte alavancada na comunidade: eram as missões franciscanas. Fundada há 31 anos, a comunidade Cristo Rei, da Divinéia é uma das maiores da paróquia tanto em número de famílias quanto em pastorais ativas. Muitos fizeram parte desta história, a eles nossa gratidão e nossas preces.