Vila Santo Antônio

10 de outubro de 1975

13 de junho

Capela Santo Antônio

Adoração ao Santíssimo: Quinta-feira - 19h (19h30 durante o horário de verão)
Terço dos Homens: Terça-feira - 19h30

Iniciação: Segunda-feira - 18h - Thais Tatiana de Souza
Eucaristia: Terça-feira - 18h - Patrícia C. A. Souza
Intermediária: Sexta-feira - 18h - Daureci S. Ferreira
Perseverança: Quinta-feira - 18h30 - Cristiane S. Silva
Crisma: Quarta-feira - 18h30 - Mosiane S. C. Hipólito
Adultos: Sábado - 14h - João Anisio de Souza

A atual Vila Santo Antonio já foi chamada de Mangueira e Morro do Céu. Com o crescimento e a distancia da Vila Nova, entre as rezas do rosário em família e as missas que esporadicamente eram rezadas ali, em 1975, membros da comunidade em contato com o Vigário Paroquial Pe. Vendolin Schlickmann solicitaram a permissão para a construção de uma capela. O pedido foi encaminhado ao Bispo Diocesano D. Anselmo Pietrulla que prontamente acatou a idéia.

Durante uma missa rezada na casa do Sr. Antonio da Silva foi oficializada a construção da futura capela. O terreno foi doado pelo Sr. Antonio Torquato, nascido e criado na comunidade e o Sr. Antonio da Silva com a ajuda da Sra. Laura Barreto.

A primeira diretoria foi assim constituída: Antonio da Silva (presidente), Edimilson da Silva , Lourivalda dos Santos da Silva e Santina de Bona(tesouraria). A diretoria iniciou os seus trabalhos promovendo festas com o objetivo de angariar fundos para a construção da capela. Considerando o tamanho da comunidade na época, foi necessário estender o pedido a outras pessoas, empresas... Através do Sr. Manoel de Oliveira Martins conseguiu-se contato com o Sr. Dr. João Rimza que doou os tijolos, a armação e as telhas.

No dia 10 de outubro de 1975 foi programada a festa para a Cerimônia de Benção da Pedra Fundamental durante Missa Solene rezada pelo Pe. Vendolin. Com o dinheiro dos eventos e as doações, foi possível dar inicio as obras. Enquanto se construía a capela, as missas eram rezadas ao ar livre ou num salão existente nas proximidades.

Em fevereiro de 1977, no dia de Nossa Senhora de Lourdes foi realizada a 1ª festa religiosa. Até este momento, não havia ainda a escolha do padroeiro. Tal escolha foi feita através de um plebiscito / consulta popular. Foi escolhido Santo Antonio, homenageando os vários antonios que moravam na comunidade. A pedido da diretoria, a Sra. Astrides Gonçalves doou a imagem do santo padroeiro. Assim, em 25 de junho do mesmo ano (1977) foi feita a 1ª festa de Santo Antonio com a Imagem saindo da casa da Sra. Astride para a nova capela ainda em reboco.

A inauguração oficial da Igreja de Santo Antonio deu-se em dezembro de 1977 com a presença de todo o povo e autoridades do município. A reinauguração, com a ampliação e melhora do presbitério, capela do santíssimo, a torre e o novo som deu-se no dia 1º de junho de 2009.