Gruta

Adoração ao Santíssimo: Quinta-feira - 19h30
Terço dos Homens: Terça-feira - 20h

Dados Históricos:

Por não termos uma igreja na comunidade, tínhamos que nos deslocar até Roça Grande, hoje Boa Vista, para participar das missas e festas de São Sebastião.

Foi então que a professora Almerinda da Silva Botelho, natural desta comunidade, decidiu construir uma gruta, já que não tinha condições de fazer uma igreja. Contratou um pedreiro, o Sr. Manoel Constância de Vila Nova, e com a ajuda dos alunos de 1° ano a 4° ano e moradores, deu início a construção em 19 de setembro de 1955. Teve apoio dos irmãos João Querino, Alvim Querino e Eurico Querino, que não mediram esforços nesta construção.

Construída de tijolos maciços e pedras do costão da praia de Itapirubá trazidas de carro de bois dos senhores Jovino Pascoal de Sousa e seu irmão Pedro Pascoal de Sousa e pelos alunos.

Em 8 de novembro de 1955 a Gruta estava pronta.

D. Almerida doou a imagem de Santa Bárbara, e em discurso à comunidade falou: “Estou doando a minha relíquia, mas estou feliz porque será ela a Padroeira da minha Comunidade”. Em 4 de dezembro do mesmo ano, os irmãos Querino fizeram a primeira festa com a ajuda de muitos homens, mulheres e jovens. Foi, então, que a nossa comunidade ficou conhecida por Comunidade da Gruta. Era assim que o Dr. Pe. Itamar Luís da Costa chamava.

Com o decorrer dos anos a população foi aumentando e os três irmãos optaram pela construção de uma igreja, e contaram com o apoio da comunidade.

D. Almerinda tinha dois filhos: Arlete e Assis, sendo o menino adotado. Sua filha Arlete se casou e foi morar em Capivari – Tubarão, o que levou D. Almerinda a ir embora. A mesma faleceu aos 100 anos de idade, sendo trazida pra nossa Comunidade, onde foi rezada a missa de corpo presente pelo Pe. José Eduardo Bittencourt.

Sendo, então, que os primeiros Coordenadores foram: João Querino, Alvim Querino e Eurico Querino, que durante muitos anos foram os organizadores das Festas, trazendo muitos colaboradores como o senhor João Ludovino de Sousa, conhecido por João Chaveiro, Manoel João Alves, Frontino Júlio Florentino, Manoel Júlio Florentindo, Vicente Machado e muitos outros.

Embora vivamos tempos de mudanças, sempre temos pessoas disponíveis para as varias funções na Igreja. As vezes, são poucas as pessoas, mas elas são preciosas. Foram coordenadores: Inácio Moraes (1998), Arnoldo José Silva (2000), Mário João Alves (2001), Vanderley João Alves (2002), Vanderlei de Jesus (2005), Joel Pereira da Luz (2005), Alamir Américo (2006), Zalmir Pires (2007), Rudinei Dias (2008/2010 e 17/03/2012).