Vila Esperança

Intermediária: Quarta-feira - 18h - Simone
Sábado: 15h - Odete
Crisma: Terça-feira - 18h - Lealcina

Em 30/12/1969, foi celebrada a primeira missa na comunidade de Ribanceira, presidida pelo Pe. Itamar Luiz da Costa. Na ocasião era inaugurava a estrada de chão (barro), porque até então tinha apenas um caminho de areia, onde passavam apenas a carro de boi ou charretes. A partir desta data Pe. Itamar batizou a comunidade com o nome de VILA ESPERANÇA. Passaram-se alguns anos e, em 1973 com a campanha da fraternidade, cujo tema era O EGOISMO ESCRAVIZA, O AMOR LIBERTA, as famílias reuniram-se para rezar as novenas em preparação a Páscoa. Em 1981 foi o grande acontecimento. Em uma da missas ficamos muito felizes com o comunicado do Pe. Sidney Villati, pároco na época, de que a comunidade deveria se preparar para receber as santas missões. As famílias se reuniram e providenciaram um lugar com mais espaço, e tivemos o apoio do Sr. Maurino de Souza (Lili da madereira) que nos deu o espaço que queríamos para um salão do qual ele era o proprietário. No dia 05/11/1981 foi a grande festa, tivemos a honra de receber em Vila Esperança os missionários Frei Santos Carlos Colada e o leigo José Clair Bresolim. Emocionados pelas maravilhosas palestras, orações e cantos, os queridos missionários transmitiram às famílias valiosíssimos ensinamentos de amor à Cristo, a virgem Santíssima e a todos os cristãos. Motivados pela fé e com grande alegria tivemos a conquista de um terreno que foi doado pelos herdeiros da família Moraes. As missões aconteceram em três dias 05, 06 e 07 de novembro de 1981. No dia 07 foi feito uma transladação do local (salão), onde aconteciam as missões até o terreno, ali fomos agraciados com a imagem de N. S de Fátima que assim ficou como Padroeira de Vila Esperança.

Esta imagem nos foi doada por um devoto de N. Srª o Sr. Alairico Jeremias. No dia 09/11/1981 feita a primeira reunião já com a diretoria Caep abençoada pelo Frei Carlos e aceita por toda a comunidade, onde os fundadores foram os Senhores e composta assim por: Presidente: João Antonio da Rosa, Vice Presidente: Protázio Marques da Silva, 1º Tesoureiro: Paulo Francisco Moraes, 2º Tesoureiro: Sebastião Osni Floriano, 1° Secretario: Apolinário Roberto Pereira, 2º Secretário: Adão Vieira,Conselho Fiscal: João Batista Gonçalves, Pedro Antonio Marques, Nivaldo Martins Vieira e Vicentina Odete Borges.

Em 20/12/ 1981 tivemos as festividades comemorativas do lançamento da pedra fundamental da Capela de N. S de Fátima de Vila Esperança, desde então nossos agradecimentos a todos que se doaram na Construção , especialmente ao nosso querido Pe. Sidney Vitalli Pároco na época.