Vila Alvorada

Intermediária: Quinta-feira - 18h - Nice
Perseverança: Sábado - 10h30 - Silvano
Crisma: Sexta-feira - 18h30 - Silvano

No ano de 1966, o prefeito Nelson Souza deu o nome de Vila Alvorada ao bairro conhecido como “a Guada”, lugar de pescadores, localizado próximo a praia de Imbituba (como era chamado à época). A partir daí inicia, então, o bom desempenho de nossa comunidade.

Para responder às funções pastorais religiosas, as famílias reuniam-se na casa do senhor Dorvalino Militão para rezar. O vigário era o Pe. Itamar Luiz da Costa.

Nos anos 1968 e 1969 deu-se início a construção de uma capelinha de madeira, em terreno cedido pela Emacobrás, onde aconteciam as festas religiosas com muitas barraquinhas. A capelinha recebeu o nome de Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Com a visita dos missionários capuchinhos, foram formando-se mais grupos de oração. À medida que aumentava os grupos sentia-se a necessidade de se construir uma igreja maior. Formou-se um grupo de lideranças e iniciaram-se os trabalhos.

No dia 22 de agosto de 1970, foi lançada a pedra fundamental de construção da igreja, estando a paróquia, agora, sob a direção do vigário Pe. Vandelino Schlickmann.

Com muito trabalho, mutirão, promoções e doações a Igreja foi sendo construída sob a proteção de sua padroeira Nossa Senhora Aparecida.

Com a Igreja já concluída, recebemos uma imagem maior de Nossa Senhora Aparecida, através do vereador Romeu Pires, doada por deputados.

Tudo caminhava muito bem sob a direção de coordenadores da Igreja, mas, por volta do ano 1979, com o desmembramento do povoado do bairro da praia e a mudança de casas residenciais de algumas ruas de Vila Alvorada para o recém criado bairro “Vila Nova Alvorada”, tentaram, também, indenizar a Igreja.

As divergências foram muitas, mas, conseguimos vencer os desafios com a ajuda dos novos missionários que estavam em missão em Imbituba e, ainda, com a ajuda do Pe. Sidnei Vitalli.

Assim, Vila Alvorada continuou formando novas lideranças de coordenadores pastorais sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida.

Logo o bairro começou a crescer, renovando a comunidade para o bem da Igreja e fortalecimento de todos. Foram construídos, também, o salão paroquial e a sala de catequese.

No dia 20 de fevereiro de 2010, ocorreu o inesperado. A armação do telhado cedeu, comprometendo toda a estrutura da Igreja e obrigando a comunidade a reformá-la.

Além da reforma, resolvemos ampliar o tamanho da Igreja, aumentando-a em seis metros de comprimento e construindo duas torres. Atualmente, com muito esforço e dedicação, estamos trabalhando para concluir a obra com conclusão prevista para outubro de 2012. Ultimamente (10/03/2012) na missa presidida pelo Pe. Eduardo, foi dada a benção solene nos quadros da Via Sacra plotados nas janelas da Igreja. Os originais vieram de Fátima – Portugal.

Nosso trabalho deve visar sempre o bem da Igreja e de nossa querida comunidade! Deus exige de nós, discípulos e missionários, que sejamos fiéis!